Eventos

Festas Tradicionais e Folclóricas

 

MARÇO / ABRIL
Semana Santa - Na cidade - Procissão de N.S. das Dores, Procissão do Senhor dos Passos, Procissão da Ressurreição, missa, folia, banda etc.

MAIO / JUNHO
Festa do Divino Espírito Santo - Na cidade - com Folia do Divino, Cavalhadas, Mascarados, Procissões, Teatro, Congada, Queima de Fogos, Reizados e Juizados - festa móvel, 50 dias após o Domingo de Páscoa.
As Cavalhadas foram encenadas pela primeira vez em 1826, por iniciativa do padre Manuel Amâncio da Luz, quando imperador. Sua origem é portuguesa. Representa a luta travada entre os mouros e cristãos no ano 800 DC. Antigamente, a festa era apresentada no largo da Matriz e hoje é feita no campo das cavalhadas com camarotes, palanques e arquibancadas. As cavalhadas sempre foram corridas ao som de banda de música, durando três dias, de domingo a terça-feira.
Cavalhadinha - Na cidade - durante o feriado de Corpus Christi, (cavalhada infantil).

JUNHO / JULHO
Festa de Nossa Senhora Aparecida e São Judas Tadeu - No Povoado de Jaranápolis - com leilões, barraquinhas, mastro, procissão, missas, ranchão, parque de diversões etc.
Festa de Nossa Senhora Santana - No Povoado da Capela - com missas, procissões, queima de fogos, mastro, fogueira acampamentos etc. No mês de julho durante nove dias, no povoado de Capela, distante 37 km de Pirenópolis, é realizada a festa da Capela com a romaria em louvor à Nossa Senhora Santana.
Festa do Divino Pai Eterno, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito - No Povoado de Lagolândia - com missas, barraquinha, mastro, fogueira, queima de fogos, ranchão, torneios esportivos, reinados, leilões, banquetes de doces, acampamentos etc.
Festa do Divino Pai Eterno - No povoado de Caxambu - com leilões, procissões, ranchão, barraquinhas, torneios esportivos, carreata de carros de bois, etc.Comemorada no mês de junho em dois finais de semana seguidos no povoado de Caxambu, distante 21 km de Pirenópolis. Na festa tem missa, imensa fogueira (a lenha é trazida por 20 carros de boi), fogos, leilões e barraquinhas.
Festa de Santo Antônio e São Geraldo - No povoado de Santo Antônio - com missas, procissões, leilões, queima de fogos, mastro, fogueira, torneio de futebol etc.
Festa do Senhor Bom Jesus - No povoado de Bom Jesus - com missas, procissões, foqueiras, queima de fogos, leilões, mastro, barraquinhas etc.
Festa do Morro - na Serra dos Pireneus (lua cheia) - com romaria, missas, queima de fogos, acampamento etc. A Festa do Morro é realizada no final de semana plenilúnio (lua cheia) de julho, com missa, romaria, fogueira, queima de fogos e distribuição de chá e biscoitos durante quatro dias. Realizada na Serra dos Pirineus, a romaria é em louvor à Santíssima Trindade e a primeira missa foi realizada em 1927. Existe também uma capela, construída em 1932, no pico do Morro dos Pireneus.

SETEMBRO
Festa de Nosso Senhor do Bonfim - Na cidade de Pirenópolis - Novenas, leilões e comidas típicas.Festa de São Vicente de Paula e Nossa Senhora Aparecida - no Povoado da Placa - com missas, fogueira, leilões, mastro, barraquinhas, ranchão, etc.

OUTUBRO
Aniversário da Cidade - dia 07 - com desfiles escolares e militares, banda de música, etc.Festa de São Judas Tadeu - na cidade - com missa, procissões, queima de fogos, leilões etc.

 

Clique na foto para ampliar.

 

 

 



Lazer e Boemia

 

Também já é tradicional, em Pirenópolis, freqüentar os diversos bares e restaurantes que estão concentrados na rua do Lazer, como é chamada a Rua do Rosário no quarteirão destinado à Bohemia.

 

Entre os estabelecimentos, um chama a atenção pelo trato especial com a Cachaça. O Seo Rosa, Cachaçaria e Bar, está a disposição de clientes e curiosos que quiserem apreciar as mais de 300 marcas de cachaça disponíveis no local. Para acompanhar, petiscos, lanches e refeições que completam a tarde e noite de todos.

 

O local conta com música agradável e tem visual privilegiado do movimento da rua do Lazer e do Morro do Frota, além de estar na esquina, próximo ao rio das Almas, propiciando um fim de tarde bem agradável para quem quiser descansar após um dia de longas trilhas e passeios.

 

Também já é tradição, na rua do Lazer, a presença de palcos para apresentações musicais. Em quase todos os eventos de porte tornou-se obrigação montar apresentações ao vivo no local, que recebe turistas de todas as idades e gostos, bem ao ecletismo natural da turística cidade.

 

Clique na foto para ampliar.

 


 

 

© 2012 Pousada Recanto. Reservas (62) 3331-1278 e (61) 8138-9055